Questão 3080535

Serviço Social · 2024

Questão

ID 3080535

Disciplina: Serviço Social

Assunto: Sistema Único de Saúde (SUS) e Serviço Social na Saúde

Ano: 2024 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Prefeitura Municipal de Esmeraldas


O trabalho do Serviço Social consiste em transformar os condicionantes, conhecimentos e demandas em garantia de direitos. Em instituições de saúde, esses condicionantes podem ser estudados de forma transversal de maneira a compreender os contextos socioeconômicos da população atendida. É sabido que o exame de mamografia é essencial no protocolo de prevenção e investigação do câncer de mama em mulheres e homens. O estudo realizado no artigo “Condicionantes socioeconômicos e geográficos do acesso à mamografia no Brasil, 2003-2008” apresenta a realidade contemporânea – (...) o estudo examinou os efeitos de características da população e geográficas na chance de mamografia, no Brasil, em 2003 e 2008. A partir do Suplemento Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, foram analisados os padrões de mamografia em mulheres com 25 anos ou mais, por meio de razão de prevalências, e em mulheres com 40 anos ou mais, por meio de regressão logística multivariada, incluindo o local de residência e a distribuição geográfica da oferta. Entre as mulheres com 50- 69 anos, 54,6% relataram ter feito mamografia, em 2003, e 71,5%, em 2008. A chance de realização do exame é maior entre as de 50 a 69 anos; aumenta com a renda familiar e escolaridade, dentre as casadas, para as que consultaram médico e têm plano de saúde. Residir em área metropolitana triplica a chance de mamografia. Comparado com a região Norte, residentes das demais regiões têm chances maiores e a distância influencia negativamente a realização do exame. No período, a cobertura aumentou na faixa etária alvo da política nacional, com redução das desigualdades de renda e de escolaridade. A ampliação do acesso parece mais ligada às políticas de aumento de renda e inclusão social, e à ampliação da oferta de exames na rede pública e conveniada, do que ao aumento do número de mamógrafos.

(OLIVEIRA, EXG de, Pinheiro RS, Melo ECP, Carvalho MS. Condicionantes socioeconômicos e geográficos do acesso à mamografia no Brasil, 2003-2008, 2011. Fragmento.)

Sobre condicionantes, conhecimentos, demandas e exigências para o trabalho do Serviço Social em instituições, é possível afirmar que, EXCETO:

Alternativas da questão 3080535
Pular para o conteúdo principal