Questão
ID 3077339Disciplina: Serviço Social
Assunto: Proteção Social aos Usuários de Álcool e Outras Drogas
Ano: 2025 Banca: Fundação Médica do Rio Grande do Sul Órgão: Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Os/as assistentes sociais que trabalham nos serviços ofertados pelas políticas sociais precisam lidar com demandas relacionadas à questão das drogas. A respeito dessa realidade, avalie se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinale a sequência correspondente.
( ) Por um lado, os serviços de prevenção e cuidado estão sendo desmontados e, por outro, há uma tentativa de fortalecimento do discurso proibicionista, conservador, excludente e penal.
( ) As campanhas preventivas têm a tendência de demonizar a droga, condenar o uso e desresponsabilizar o usuário.
( ) A repressão às drogas está relacionada a interesses econômicos e políticos de grupos dominantes, que obviamente perceberam as potencialidades do lucro advindo das drogas, principalmente as consideradas legais (lícitas).