Questão 3062662

Engenharia Civil · 2025

Questão

ID 3062662

Disciplina: Engenharia Civil

Assunto: Abastecimento de Água

Ano: 2025 Banca: Legalle Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Condor


Uma comunidade rural, com cerca de 300 habitantes, recebeu a implantação de um sistema de abastecimento de água constituído por um reservatório elevado e rede de distribuição em PVC. Após a conclusão da obra, moradores localizados em trechos mais distantes do reservatório relataram baixa pressão nos pontos de consumo. Durante a inspeção técnica, a equipe constatou que:

• O reservatório elevado possui nível d'água a 12 m acima da cota média das residências;

• Toda a rede de distribuição foi executada com tubos de PVC de 50 mm, sem qualquer setorização;

• Foram instaladas Válvulas Redutoras de Pressão (VRP) em trechos coincidentes com as reclamações de baixa pressão.

Com base nessas informações e nas normas brasileiras de abastecimento de água, analise as afirmativas a seguir:

I. A diferença de cota entre o nível de água do reservatório e os pontos de consumo corresponde à altura piezométrica disponível, devendo atender à pressão mínima exigida pelas Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBRs) para situações de consumo.

II. A utilização de válvulas redutoras de pressão é recomendada em locais com pressão excessiva, razão pela qual sua instalação em regiões críticas por baixa pressão contraria o princípio de funcionamento do dispositivo.

III. A adoção de rede com único diâmetro e sem setorização pode dificultar o controle operacional, aumentando as perdas reais e aparentes e contribuindo para desbalanceamentos de pressão

IV. A simples elevação geométrica do reservatório em alguns metros resolveria a totalidade dos problemas de pressão, independentemente das perdas de carga distribuídas ao longo da tubulação.

Pode-se afirmar que:

Alternativas da questão 3062662
Pular para o conteúdo principal