Questão 3062145

Engenharia Civil · 2025

Questão

ID 3062145

Disciplina: Engenharia Civil

Assunto: Drenagem Urbana

Ano: 2025 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de Bandeirante


A gestão dos recursos hídricos é um fator crítico no planejamento urbano e na prevenção de enchentes. Considerando os princípios da hidráulica e da hidrologia aplicada, analise as afirmativas a seguir.

I.O coeficiente de escoamento superficial depende das características do solo e da cobertura do terreno, sendo maior em áreas urbanizadas e pavimentadas.

II.O dimensionamento de canais e bueiros urbanos considera fatores como intensidade da precipitação, coeficiente de rugosidade e tempo de concentração da bacia hidrográfica.

III.Em sistemas de drenagem urbana, a infiltração da água no solo é maximizada pela impermeabilização das superfícies, reduzindo a necessidade de reservatórios de contenção.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas da questão 3062145
Pular para o conteúdo principal