Questão 3059673

Serviço Social · 2024

Questão

ID 3059673

Disciplina: Serviço Social

Assunto: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Ano: 2024 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Criciúma


De acordo com o processo de acolhida no CRAS, descrito nas referências técnicas para atuação de psicólogo no CRAS/SUAS, analise as afirmações abaixo:

1. Após a recepção no CRAS, que pode ser realizada por profissionais de nível educacional médio e que envolve o levantamento de informações iniciais, é marcada a acolhida, que é justamente o primeiro contato da(o) usuária(o) ou família com a(o) profissional da equipe multiprofissional de nível superior do CRAS.

2. A acolhida é o processo pelo qual se inicia a escuta qualificada das necessidades e demandas de uma(um) usuária(o) ou uma família na Proteção Básica.

3. A escuta qualificada deve ser pautada nos princípios do diálogo, da participação e da autonomia das famílias. As posturas assistencialistas e tutelares que culpabilizam e intimidam as famílias devem ser totalmente afastadas.

4. A acolhida pode ser realizada com uma única família ou em grupo, sempre buscando compreender a dimensão individual e coletiva das vulnerabilidades, dando base para encaminhamentos e/ou para a oferta de ações no serviço.

5. A acolhida deve ser realizada pela equipe de referência da PSB, o que pressupõe que pode haver o atendimento conjunto de psicólogas(os) e assistentes sociais.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

Alternativas da questão 3059673
Pular para o conteúdo principal