Questão
ID 3056167Disciplina: Enfermagem
Assunto: Transtorno Bipolar
Ano: 2025 Banca: IGEDUC - Instituto de Apoio à Gestão e Educação Órgão: Prefeitura Municipal de São José do Seridó
O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é caracterizado por alterações cíclicas do humor, envolvendo episódios de mania, hipomania e depressão. Dado o contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. Episódios hipomaníacos leves não são clinicamente relevantes e podem ser ignorados no diagnóstico de TAB, pois são os episódios de mania plena ou depressão severa definem o transtorno.
II. O TAB tipo I é caracterizado pela ocorrência de pelo menos um episódio de mania plena, que pode ou não ser precedido ou seguido por episódios depressivos, sendo esta característica essencial para a diferenciação do TAB tipo II.
III. Intervenções psicossociais, como psicoeducação, gerenciamento de rotina e suporte familiar, são secundárias e não contribuem significativamente para a prevenção de recaídas ou para a adesão ao tratamento farmacológico.
Assinale a alternativa que apresenta as proposições CORRETAS.