Questão
ID 3055124Disciplina: Psicologia
Assuntos: Histórico, Conceito e Fundamentos das Teorias Psicoterápicas
Ano: 2025 Banca: EDUCA Assessoria Educacional Órgão: Prefeitura Municipal de Brejo do Cruz
Sobre a Psicoterapia, analise os itens a seguir:
I. O termo psicoterapia é derivado da união de duas palavras do grego: psique, que significa “espírito, alma, alento”; e therapeia, que significa “cura, tratamento”.
II. É um método de tratamento para problemas de natureza emocional, nos quais uma pessoa treinada, mediante a utilização de meios psicológicos, estabelece deliberadamente uma relação profissional com uma pessoa que busca ajuda, procurando remover ou modificar sintomas existentes, retardar seu aparecimento, corrigir padrões disfuncionais de relações interpessoais, bem como promover o crescimento e o desenvolvimento da personalidade.
III. As psicoterapias variam em relação às teorias e técnicas utilizadas, as quais são a base dos diferentes enquadres que sustentam a interação entre psicoterapeuta e cliente, ou clientes. É realizada em um contexto interpessoal – a relação psicoterapêutica –, em um setting profissional, sendo uma atividade eminentemente colaborativa.
IV. A psicoterapia é estruturada em um contexto e em um formato no qual cada psicoterapeuta se coloca na relação com as pessoas que atende. O enquadre, segundo o modelo teórico e estilo pessoal de cada psicoterapeuta contextualiza seu marco para o desenrolar das sessões de psicoterapia.
Está(ão) CORRETOS: