Questão 3053423

Enfermagem · 2026

Questão

ID 3053423

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Portaria Nº 3.088/2011 - Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

Ano: 2026 Banca: IGEDUC - Instituto de Apoio à Gestão e Educação Órgão: Prefeitura Municipal de Jati


A Reforma Psiquiátrica brasileira instituiu a Rede de Atenção Psicossocial como um modelo substitutivo aos hospitais psiquiátricos, focando na cidadania e na reinserção territorial do sujeito. Considerando a estrutura do Sistema Único de Saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituídos por equipe multiprofissional para o atendimento intensivo.

II. A internação psiquiátrica involuntária exige a comunicação ao Ministério Público Estadual no prazo máximo de setenta e duas horas após a sua efetivação.

III. O cuidado em liberdade pressupõe que o tratamento mental deve ocorrer obrigatoriamente dentro das unidades de internação fechada para garantir a segurança da comunidade local.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas da questão 3053423
Pular para o conteúdo principal