Questão 3036673

Biologia · 2025

Questão

ID 3036673

Disciplina: Biologia

Assunto: Poluição do Ar

Ano: 2025 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Antônio Cândido de Camargo Cancer Center


A poluição do ambiente tornou-se importante causa de doenças nos tempos modernos, em razão dos processos de industrialização e de urbanização, e da introdução de defensivos na agropecuária.

“Sua toxicidade está relacionada com a alta afinidade que tem pela hemoglobina, com a qual se combina formando um composto, que se torna incapaz de transportar oxigênio e inibe a dissociação da oxi-hemoglobina nos tecidos. A consequência é hipóxia tecidual sistêmica, que provoca lesões degenerativas, edema e hemorragias por lesão endotelial, mais intensas e frequentes em órgãos mais sensíveis à hipóxia, como cérebro e coração; cefaleia, sintoma comum na intoxicação aguda, está relacionada com edema cerebral”.

O texto refere-se a um dos principais poluentes do ar atmosférico, originados da queima dos combustíveis fósseis. Trata-se do

Alternativas da questão 3036673
Pular para o conteúdo principal