Questão 3036326

Odontologia · 2025

Questão

ID 3036326

Disciplina: Odontologia

Assunto: Anatomia do Periodonto

Ano: 2025 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Prefeitura Municipal de Itapema


Analise as afirmativas a seguir relacionadas à anatomia macros e microscópica dos tecidos periodontais:

I.O cemento é um tecido mineralizado especializado que reveste as superfícies radiculares e, ocasionalmente, pequenas porções das coroas dos dentes, podendo estender-se também para o canal radicular. O cemento não contém vasos sanguíneos ou linfáticos, não tem inervação, não sofre remodelagem nem reabsorção fisiológicas.

II.Na mandíbula, o osso alveolar frequentemente é contínuo com o osso compacto das faces lingual e vestibular do processo alveolar e voltado para o ligamento periodontal; o osso é constituído por osso lamelar, incluindo lamelas circunferenciais.

III.A mucosa bucal é contínua com a pele dos lábios e com a mucosa da faringe. A mucosa bucal compreende: a mucosa mastigatória, que inclui o revestimento do palato duro; a mucosa especializada, que recobre o dorso da língua e a gengiva; e a parte restante, chamada de mucosa de revestimento.

IV.O ligamento periodontal é o tecido conjuntivo denso, com pouca vascularização e acelular, que une o cemento ao osso alveolar propriamente dito. No sentido coronal, o ligamento periodontal é contínuo com o epitélio da gengiva e está separado da gengiva pelos feixes de fibras colágenas que conectam a crista do osso alveolar à raiz.

É aspecto relacionado à anatomia dos tecidos periodontais o que se apresenta em:

Alternativas da questão 3036326
Pular para o conteúdo principal