Questão 3031924

Odontologia · 2026

Questão

ID 3031924

Disciplina: Odontologia

Assunto: Exodontia

Ano: 2026 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal


Caso clínico para responder às questões de 41 a 48.

Considere uma paciente de 17 anos de idade, com diabetes mellitus tipo I controlada, em monitoramento regular por um médico endocrinologista, que foi encaminhada para avaliação odontológica em razão da presença de um dente supranumerário na região anterior de maxila. Os sinais vitais aferidos foram FC = 85 bpm, FR = 18 irpm e SatO2 = 98%. A radiografia periapical ortorradial revelou, na região entre as raízes dos elementos 11 e 21, a presença de um dente supranumerário, mesiodens, no estágio 8 de Nolla. O profissional decidiu por realizar a técnica de localização radiográfica de Clark e percebeu que o dente se deslocou para a região distal na radiografia mesiorradial. Após a localização do elemento dentário, procedeu-se à exodontia e ao acompanhamento clínico da paciente.



Para a realização da exodontia do dente supranumerário, o profissional deverá escolher o tipo de retalho que permitirá segurança e maior conforto ao paciente no decorrer do procedimento. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde a um critério que interfere na escolha de um tipo de retalho para a realização de exodontias de dentes supranumerários não irrompidos.

Alternativas da questão 3031924
Pular para o conteúdo principal