Questão
ID 3031601Disciplina: Odontologia
Assunto: Farmacologia dos Anestésicos Locais
Ano: 2026 Banca: IGEDUC - Instituto de Apoio à Gestão e Educação Órgão: Prefeitura Municipal de São José do Campestre
O Técnico em Saúde Bucal deve conhecer os cuidados com os anestésicos locais. Analise as afirmativas a seguir sobre o armazenamento e manuseio dos tubetes anestésicos:
I. Os tubetes anestésicos não devem ser armazenados em soluções desinfetantes líquidas (como álcool ou glutaraldeído) por longos períodos, pois o diafragma de borracha semipermeável permite a difusão da solução para dentro do tubete, contaminando o anestésico.
II. A presença de uma bolha grande (maior que 2mm) dentro do tubete, acompanhada de um êmbolo extrudado (para fora), indica que a solução foi congelada e não deve ser utilizada, pois a esterilidade e a potência podem estar comprometidas.
III. O aquecimento do tubete anestésico em estufas ou aquecedores de mamadeira antes da injeção é obrigatório para evitar dor, devendo atingir temperatura superior a 40°C.
Está correto o que se afirma em: