Questão 3000775

Enfermagem · 2025

Questão

ID 3000775

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Higiene e Banho

Ano: 2025 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Santana do Manhuaçu


É necessário atentar-se para a linguagem corporal e as expressões não verbais que ocorrem durante a realização dos cuidados de higiene corporal, uma vez que um contato mais íntimo com o indivíduo é estabelecido. Portanto, é de extrema importância a preservação da intimidade, o respeito à individualidade e a proteção à ingerência de sua privacidade, desenvolvendo uma relação terapêutica de confiança firmada em princípios éticos. Considerando-se o banho no leito, analisar os itens.

I. O banho deve ser realizado no sentido cefalo-podálico, deixando por último a região íntima e dando preferência ao uso de sabonetes líquidos e neutros para evitar a alteração do pH da pele e a retirada da proteção natural.

II. O banho no leito é indicado para pacientes que perderam a autonomia, estando parcial ou totalmente incapacitados de realizar o autocuidado, seja em casos de lesões, tratamentos que limitem a funcionalidade dos membros ou naqueles que exijam repouso absoluto.

III. O banho no leito é indicado para os pacientes com queda do nível de saturação de oxigênio durante a sua mobilização, os hemodinamicamente instáveis e os em pós-operatório imediato.

Está CORRETO o que se afirma:

Alternativas da questão 3000775
Pular para o conteúdo principal