Questão
ID 3000430Disciplina: Enfermagem
Assunto: Alcoolismo
Ano: 2025 Banca: URCA - Universidade Regional do Cariri Órgão: Prefeitura Municipal de Brejo Santo
(PMBS/URCA 2025) O alcoolismo, compreendido cientificamente como síndrome de dependência de álcool (SDA), é um grave problema de saúde pública, sendo um dos transtornos mentais mais prevalentes na sociedade. Sobre o cuidado de enfermagem para pessoas com abstinência alcoólica (SAA), entende-se que:
I. O enfermeiro deve reconhecer os sinais e sintomas físicos e psíquicos da síndrome de abstinência alcoólica para o planejamento da assistência de prestação dos cuidados necessários.
II. As pessoas com síndrome de abstinência de álcool (SAA) requerem cuidado específico e atenção integral, caracteriza-se por um conjunto de sinais e sintomas, de nível leve e moderado, grave e nível gravíssimo.
III. O delirium tremens. por abstinência alcoólica deve ser encarado como uma emergência porque oferece risco ao paciente. Sendo os principais sintomas são paranóia, desorientação, sinais vitais exacerbados, vômitos, tremores, delírios e alucinações visuais, táteis e de cunho persecutório, pode ocorrer intensa agitação psicomotora, letargia, entre outros.
IV. Os cuidados de Enfermagem devem se restringir apenas às intervenções nas situações de crise, com a execução imediata das ações, podendo usar ainda de meios mais coercitivos.
Estão CORRETAS