Questão
ID 2999651Disciplina: Enfermagem
Assunto: Câncer de Mama
Ano: 2025 Banca: Fundação Médica do Rio Grande do Sul Órgão: Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Sobre a assistência de enfermagem na prevenção e no rastreamento do câncer de mama, analise os itens.
I. Dentre os fatores de risco para o câncer de mama de médio risco, destacam-se aspectos comportamentais/ ambientais, como obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo e consumo de bebida alcoólica.
II. Dentre os fatores de risco muito elevado para o câncer de mama, destacam-se aspectos hereditários/genéticos, o que inclui história familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) abaixo dos 50 anos com diagnóstico de câncer de mama e história familiar de câncer de mama masculino.
III. São de responsabilidade do enfermeiro, enquanto integrante das equipes de APS, a identificação e o esclarecimento sobre os fatores de risco e proteção para o câncer de mama.
IV. O autoexame das mamas não deve ser ensinado e indicado pelos profissionais de saúde como método de rastreamento diante de sua baixa acuidade para a detecção precoce do câncer de mama, sua ineficácia para a redução da mortalidade e sua associação a danos por sobrediagnósticos.
Está CORRETO o que se afirma: