Questão 2998486

Enfermagem · 2025

Questão

ID 2998486

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Hipoglicemia

Ano: 2025 Banca: NUCEPE UESPI - Núcleo de Concursos e Promoção de eventos Órgão: Universidade Estadual do Piauí


O grande risco de complicações que o diabetes acarreta está amplamente documentado, assim como também é evidente que a normalização dos níveis de glicemia com insulina diminui sua frequência. A hipoglicemia é preditiva de mortalidade tanto por causa iatrogênica como espontânea, caracterizando necessária atenção considerável.

Diante do exposto acima, identifique nos itens abaixo os VERDADEIROS ou FALSOS e a seguir assinale a CORRETA.

I. São considerados fatores de risco para hipoglicemia no paciente crítico diabetes mellitus, sepse, uso de fármacos vasopressores, uso de soluções bicabornatadas e insuficiência renal. Na prática clínica os valores menores de 70 mg/dl são adotados como alvo de correção para maior segurança glicêmica.

II. A solução hipertônica de glicose ainda é muito utilizada de forma indiscriminada na correção da hipoglicemia, devendo-se atentar para os riscos deste procedimento relacionados à trombose e à flebite.

III. O extravasamento da solução de glicose hipertônica pode causar lesões cutâneas, isquemia ou até mesmo a síndrome do compartimento.

IV. No decorrer da persistência hipoglicêmica, a consciência é progressivamente comprometida ocorrendo excitação, agitação motora e confusão mental, resultando em torpor, convulsão ou coma.

Alternativas da questão 2998486
Pular para o conteúdo principal