Questão
ID 2997679Disciplina: Enfermagem
Assunto: Portaria Nº 529/2013 - Programa Nacional de Segurança do Paciente
Ano: 2026 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves
A enfermeira Agatha Maria, responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) de um hospital de média complexidade da Serra Gaúcha, revisa as ações implantadas conforme o PNSP. Considerando a legislação e os princípios do programa, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O PNSP foi instituído com o objetivo de reduzir, a um nível mínimo considerável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado em saúde.
( ) A criação do NSP é obrigatória somente para hospitais de grande porte.
( ) A cultura de segurança rodeia a comunicação aberta, aprendizado com os erros e não punição individual.
( ) O PNSP prevê a notificação de eventos adversos exclusivamente ao gestor da instituição.
( ) Protocolos básicos de segurança do paciente são instrumentos centrais para a implementação do PNSP.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: