Questão
ID 2996875Disciplina: Enfermagem
Assunto: Dengue
Ano: 2026 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Juvenília
A dengue é uma doença endêmica no Brasil, com ocorrências de casos durante todo o ano. Entretanto, tem um padrão sazonal, coincidente com períodos quentes e chuvosos, quando são observados o aumento do número de casos e um risco maior para epidemias. Do ponto de vista clínico, um grande desafio está na identificação adequada e precoce do paciente com dengue, que é um aspecto importante para a sua evolução favorável e a recuperação.
Analise o fluxograma de atendimento e aconselhamento dos pacientes identificados como suspeitos de dengue a seguir, para responder a esta questão.
Fluxograma parcial de manejo clínico da dengue

Fonte: Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ministério da Saúde (MS), 2025.
Como deve ser a conduta, relacionada à reidratação, de um paciente com suspeita de dengue caracterizada como do grupo B?