Questão
ID 2996452Disciplina: Enfermagem
Assunto: Doença de Chagas
Ano: 2026 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Juvenília
A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, a qual apresenta uma fase aguda, que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada (assintomática), cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.
Ela pode apresentar sintomas distintos nas duas fases. Na fase aguda, os principais sintomas são: febre prolongada (mais de 7 dias); cefaleia; astenia; edema no rosto e pernas. No caso da picada do barbeiro, pode aparecer uma lesão semelhante a um furúnculo no local. Após a fase aguda, caso a pessoa não receba tratamento oportuno, ela pode desenvolver a fase crônica da doença, inicialmente sem sintomas (forma indeterminada), podendo, com o passar dos anos, apresentar complicações como: cardiopatias, como insuficiência cardíaca, e problemas digestivos, como megacólon e megaesôfago.
São formas de transmissão da Doença de Chagas:
I- Vetorial: contato com fezes de triatomíneos infectados após o repasto/alimentação sanguínea.
II- Oral: ingestão de alimentos contaminados com parasitos provenientes de triatomíneos infectados.
III- Vertical: passagem de parasitos de mulheres infectadas para seus bebês, durante a gravidez ou o parto.
IV- Transfusão de sangue ou transplante de órgãos de doadores infectados a receptores sadios.
V- Acidental: contato da pele ferida ou de mucosas com material contaminado durante a manipulação.
Está CORRETO o que se apresenta em