Questão 2989597

Química · 2026

Questão

ID 2989597

Disciplina: Química

Assuntos: Concentração de Soluções e Titulação (Molaridade, Título, ppm)

Ano: 2026 Banca: IBADE - Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo Órgão: Prefeitura Municipal de Alto Alegre dos Parecis


Em um laboratório de controle de qualidade, um técnico em laboratório dispõe de uma solução estoque de ácido sulfúrico (H₂SO₄) a 2,0 mol/L e necessita preparar 250 mL de uma solução a 0,50 mol/L para utilização em um ensaio titulométrico. Durante o preparo, o técnico deve adotar práticas seguras, realizar os cálculos corretos e utilizar vidrarias apropriadas para garantir a exatidão da concentração final.

À luz dos princípios físico-químicos que regem a diluição de soluções, da correta interpretação e conversão das unidades de concentração, bem como das boas práticas laboratoriais e das normas de segurança aplicáveis ao manuseio de reagentes químicos, assinale a alternativa que apresenta a conduta técnica correta.

Alternativas da questão 2989597
Pular para o conteúdo principal