Questão 2989293

Conhecimentos de Nicho ou de Profissões Liberais · 2026

Questão

ID 2989293

Disciplina: Conhecimentos de Nicho ou de Profissões Liberais

Assunto: Automação Industrial

Ano: 2026 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.


Sobre o projeto e montagem de painéis de automação, considerando as interfaces de conexão e os circuitos de proteção necessários para a confiabilidade e segurança industrial, analise as afirmações a seguir:

I. O controlador lógico programável (CLP) não deve substituir integralmente os comandos inerentes aos circuitos de segurança, os quais devem ser assegurados por um circuito eletromecânico. Por isso, a interface entre a CPU e o campo utiliza optoisolador para garantir a separação elétrica mínima de 1500V, protegendo os circuitos internos de diferentes níveis de tensão.

II. Em painéis com contenham dispositivos de controle de velocidade, como inversores e soft starters, o projeto deve, simultaneamente, prever a segregação física dos componentes para mitigar a interferência eletromagnética (EMC) e considerar a dissipação térmica para evitar superaquecimento interno.

III. A utilização de terminais remotos é motivada pela necessidade de atingir o mais alto desempenho da rede de comunicação, entretanto, a inspeção visual da identificação das réguas de bornes e cabos não é considerada um requisito dos ensaios de rotina.

Está correto o que é afirmado em

Alternativas da questão 2989293
Pular para o conteúdo principal