Questão
ID 2977210Disciplina: Estatística
Assunto: Teste Qui-quadrado
Ano: 2025 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Tribunal de Justiça de Pernambuco
Um perito criminal necessita investigar qual alimento em uma festa estava contaminado com alguma substância tóxica. Ele suspeita que pode ter havido contaminação no bolo ou no bolinho de bacalhau, para isso conduziu uma pesquisa na qual obteve os resultados abaixo:
bolo
adoeceu 0 1
0 21 15
1 23 32
bolinho_bacalhau
adoeceu 0 1
0 25 11
1 24 31
Para analisar os dados, ele fez um teste de quiquadrado em que obteve os seguintes resultados para Bolo:

E para o Bolinho de Bacalhau:

Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. Pessoas que consumiram bolo e adoeceram estão em maior quantidade na comparação com pessoas que consumiram bolinho de bacalhau e adoeceram, por isso a conclusão é que o bolo estava contaminado.
II. O resultado do p-valor do bolinho de bacalhau no teste de qui-quadrado rejeita a hipótese de nulidade de que não há associação entre consumo de bolinho de bacalhau e adoecer.
III. O resultado do p-valor do bolo no teste de quiquadrado rejeita a hipótese de nulidade de que não há associação entre consumo de bolo e adoecer.
IV. O odds ratio do bolo inclui o valor 1 no intervalo de confiança IC=95%, mostra que não há evidência estatística de associação entre adoecer e comer bolo.
Estão corretas as afirmativas: