Questão 2975072

Tecnologia da Informação · 2026

Questão

ID 2975072

Disciplina: Tecnologia da Informação

Assunto: Princípios SOLID

Ano: 2026 Banca: Instituto ACCESS - ACCESS Órgão: Universidade Federal do Pampa


No desenvolvimento de sistemas utilizando linguagens de programação orientadas a objetos, conceitos como classes, objetos, encapsulamento, herança e polimorfismo relacionam-se às estruturas de controle de fluxo responsáveis pela definição da lógica de execução. Considerando esses aspectos, analise as afirmativas a seguir:

I.A herança possibilita o reaproveitamento de código ao permitir que uma classe derive de outra e especialize comportamentos, influenciando indiretamente a lógica aplicada em estruturas condicionais e de repetição, em função do tipo do objeto e da implementação dos métodos executados.

II.Estruturas de controle como seleção e repetição são utilizadas para definir caminhos alternativos ou repetitivos de execução, podendo atuar em conjunto com métodos sobrecarregados e objetos pertencentes a diferentes classes.

III.Objetos são instâncias de classes que concentram estado e comportamento, sendo manipulados durante a execução do programa por meio de referências e chamadas a métodos, enquanto as estruturas de controle de fluxo direcionam a ordem e as condições dessas execuções.

IV.O encapsulamento busca restringir o acesso direto aos atributos de uma classe, favorecendo a manutenção do código e permitindo que modificações internas ocorram sem necessidade de alterações na interface utilizada por outros componentes.

V.O polimorfismo está relacionado exclusivamente à sobrecarga de métodos em tempo de compilação, não estando associado a mecanismos de vinculação dinâmica ou decisões tomadas durante a execução do programa.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas da questão 2975072
Pular para o conteúdo principal