Questão 297339

Sociologia (Ciências Sociais) · 2024

Questão

ID 297339

Disciplina: Sociologia (Ciências Sociais)

Assuntos: Trabalho Análogo à Escravidão, Trabalho Forçado, Trabalho, Emprego e Previdência

Ano: 2024 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins


Dados da última década mostram que, em relação aos Estados, o Pará é o que apresenta o maior número de registros de resgastes de trabalho análogo à escravidão, com 9.853, seguido por Mato Grosso (4.302); Tocantins (2.896); São Paulo (1.529) e Rio de Janeiro (1.653), em 2017.


Adaptado de https://www.jota.info/justica/em-14-anos-434-mil-foram-resgatados-de-trabalho-escravo-30102017


A respeito da definição moderna de escravidão, analise as afirmativas a seguir.


I. Em Tocantins, a maior incidência de escravidão moderna ocorre na zona rural, associada a atividades agropecuárias e ao extrativismo mineral, como nas carvoarias, por exemplo.

II. A Organização Internacional do Trabalho determina a condição de escravidão por uma série de componentes, como o trabalho forçado análogo ao de escravo e o casamento forçado.

III. Pessoas obrigadas a trabalhar por dívida ou por ameaça, sem direitos trabalhistas garantidos estão em situação de escravidão, uma vez que lhes é impedida a liberdade de ir e vir.


Está correto o que se afirma em

Alternativas da questão 297339
Pular para o conteúdo principal