Questão 2962011

Medicina · 2026

Questão

ID 2962011

Disciplina: Medicina

Assunto: NORMAS DE RADIOPROTEÇÃO

Ano: 2026 Banca: COPEVE/UFAL - FUNDEPES Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas


A instrumentação biomédica para fins de diagnóstico é comumente classificada em segmentos, como equipamentos de imagem, laboratoriais e funcionais, cada qual com princípios físicos e aplicações específicas. Com base na descrição desses equipamentos e seus perfis técnicos, dadas as afirmativas,

I. Os espectrofotômetros são equipamentos laboratoriais aplicados em análises bioquímicas, cujo funcionamento consiste em aferir a intensidade relativa de comprimentos de ondas luminosas absorvidas ou transmitidas por uma substância para compreender sua composição química.

II. A tomografia computadorizada (TC) diferencia-se do raio-X por ser um método que não utiliza radiação ionizante, baseando-se, exclusivamente, no uso de contrastes para fornecer imagens detalhadas de cortes transversais do corpo.

III. O eletroencefalograma (EEG) e a espirometria são classificados como equipamentos funcionais por monitorarem, respectivamente, a atividade elétrica cardíaca e a função pulmonar relacionada à troca de gases.

IV. Os contadores hematológicos e os microscópios são equipamentos de imagem utilizados fundamentalmente para a visualização de estruturas anatômicas intracorpóreas sem a necessidade de intervenções cirúrgicas.

verifica-se que está/ão correta/s apenas

Alternativas da questão 2962011
Pular para o conteúdo principal