Questão 2961868

Medicina · 2026

Questão

ID 2961868

Disciplina: Medicina

Assunto: Anestesiologia Pediátrica

Ano: 2026 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares


Ao realizar anestesia em um lactente de 1 mês, nascido a termo, o anestesiologista sabe que a maturidade funcional do fígado é incompleta nestes lactentes. A maioria dos sistemas enzimáticos para o metabolismo de fármacos está desenvolvida, mas não totalmente ativada ao nascimento.

À medida que o bebê cresce, a capacidade de metabolizar substâncias aumenta rapidamente, conforme o fluxo sanguíneo hepático aumenta e os sistemas enzimáticos são funcionalmente induzidos. O sistema do citocromo P450 e o metabolismo de fase I de alguns compostos se encontram em cerca de 50% dos valores de adultos.

Diante dessa realidade, o anestesiologista deve estar atento quando necessitar, para essa criança, usar compostos com características

Alternativas da questão 2961868
Pular para o conteúdo principal