Questão
ID 2960414Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Ano: 2025 Banca: URCA - Universidade Regional do Cariri Órgão: Prefeitura Municipal de Mauriti
(PMM/URCA 2025) Marque a opção que preenche corretamente os parênteses sobre gêneros do discurso em sala de aula:
( ) A publicação do Parâmetro Curricular Nacional de Língua Portuguesa — PCN tem acarretado muito debate para o ensino dos gêneros discursivos.
( ) O viés enunciativo-discursivo possui base teórica e ideais pautados em Bakhtin, seus fundamentos coadunam com a didatização ou escolarização dos gêneros do discurso.
( ) Bakhtin defende que os gêneros discursivos resultam em formas-padrão “relativamente estáveis” de um determinado enunciado, estas formas seriam determinadas sócio-historicamente.
( ) Os gêneros sofrem modificações de acordo e em consequência do momento histórico no qual estão inseridos, assim podemos compreender que cada situação social dá origem a um gênero com suas próprias peculiaridades.
( ) A habilidade linguística de uso dos diversos gêneros depende do domínio da língua. A facilidade de reconhecer e empregar os gêneros perpassa pelo treino, pela observação dos aspectos formais e pelas regras fixas neles existentes.