Questão 2960242

Língua Portuguesa · 2026

Questão

ID 2960242

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Texto de Divulgação Científica

Ano: 2026 Banca: IDECAN - Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional Órgão: Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina


UNIVERSO NÃO É UMA SIMULAÇÃO, DIZ ESTUDO

Análise matemática aponta falhas nessa tese intrigante – e recorrente

E se a realidade for apenas uma simulação de computador, dentro da qual existimos? Essa hipótese foi proposta diversas vezes (a mais famosa em 2003, pelo filósofo sueco Nick Bostrom), e vive sendo citada em debates online. Ela soa absurda, mas é surpreendentemente difícil de refutar – se estivermos dentro de uma simulação, não temos como enxergar isso. Um grupo de cientistas canadenses decidiu tentar: publicou um estudo provando matematicamente que o universo não é uma simulação. O mais interessante é como eles chegaram a essa conclusão. “Nós demonstramos que é impossível descrever todos os aspectos da realidade física usando uma teoria computacional da gravidade quântica”, disse Mir Faizal, professor da Universidade da Colúmbia Britânica e autor do estudo, em nota. A gravidade quântica é um campo de estudos que tenta unificar a física newtoniana com a física quântica – o que poderia levar à chamada “teoria de tudo”, capaz de explicar o funcionamento do Universo. Faizal e seus colegas mostraram que é impossível fazer isso de forma puramente matemática. “Nenhuma teoria de tudo pode ser derivada da computação”, disse ele. “Portanto, este universo não pode ser uma simulação.”

Revista Superinteressante. N° 482. Dez/2025



A partir da leitura global do texto, depreende-se que a conclusão alcançada pelo grupo de cientistas canadenses, de que o universo não é uma simulação, sustenta-se em uma:

Alternativas da questão 2960242
Pular para o conteúdo principal