Questão 2958791

Enfermagem · 2026

Questão

ID 2958791

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Emergências Hipertensivas

Ano: 2026 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte


Uma paciente de 70 anos de idade, portadora de hipertensão arterial, procurou a emergência médica por apresentar dor torácica intensa, de caráter lancinante, localizada na parede anterior do tórax e com irradiação para a região cervical, iniciada havia cerca de duas horas e sem alívio com analgésicos usuais. Ela negou comorbidades. No exame físico, encontrava-se sudorética, sem cianose, com SatO2 de 94% em ar ambiente, pressão arterial de 196 mmHg × 118 mmHg e frequência cardíaca de 90 bpm. A ausculta cardíaca revelou ritmo regular em dois tempos, com sopro diastólico de baixa intensidade (1+/4), auscultado no segundo espaço intercostal direito, junto à borda esternal. Os níveis de troponina ultrassensível estavam dentro da normalidade. O eletrocardiograma realizado no atendimento é apresentado a seguir.

Considerando esse quadro clínico hipotético, julgue os itens subsequentes.



Recomenda-se a administração intravenosa de metoprolol na paciente, com o objetivo de reduzir a pressão arterial sistólica para valores inferiores a 120 mmHg.

Alternativas da questão 2958791
Pular para o conteúdo principal