Questão 2955591

Língua Portuguesa · 2026

Questão

ID 2955591

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Regra Geral

Ano: 2026 Banca: MS Concursos Órgão: Consórcio Regional Intermunicipal de Saúde de Herculândia


Abordando concordância nominal, coloque (V) verdadeiro ou (F) falso nos itens e assinale a alternativa devida.

( ) É chamada de concordância nominal a relação de combinação que se estabelece entre substantivos e adjetivos, artigos, pronomes e numerais.

( ) Os termos determinantes da oração (artigo, pronome, numeral e adjetivo) sempre acompanham um nome (substantivo ou pronome substantivo). Assim, os determinantes terão as mesmas características de gênero e número que os substantivos e pronomes substantivos.

( ) Quando o adjetivo posposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o último ou vai facultativamente para o plural, no masculino, se pelo menos um deles for masculino; ou para o plural no feminino, se todos eles forem femininos.

( ) Quando o adjetivo anteposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o mais próximo.

Alternativas da questão 2955591
Pular para o conteúdo principal