Questão 29457

Medicina · 2024

Questão

ID 29457

Disciplina: Medicina

Assunto: Tumores do Sistema Nervoso Central

Ano: 2024 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso


Com relação aos meningiomas, analise as afirmativas a seguir.


I. Meningiomas da Goteira Olfatória: a Síndrome de Foster Kennedy pode ocorrer quando o tumor está assimetricamente situado em um lado da goteira olfatória. São achados comuns nessa síndrome: anosmia, atrofia nervo óptico ipsilateral, papiledema. Pode haver alteração cognitiva e déficit de memória recente, se o tumor for muito extenso.

II. Meningiomas Parassagitais: podem ser divididos em 1/3 anterior: extendendo-se do etmoide até a sutura coronal, apresentando-se com cefaleia e alteração do status mental, mais comumente. 1/3 médio: situado entre as suturas coronal e lambdoide. Mais frequentemente apresentam-se com crises convulsivas Jacksonianas e monoplegia progressiva. 1/3 posterior: situados entre a sutura lambdoide a torcula: mais frequentemente se apresenta com cefaleia, sintomas visuais, crises convulsivas focais. A classificação de Sindou avalia o grau de invasão do Seio Sagital Superior, pelo tumor.

III. Meningioma do Tubérculo da Sela: é um meningioma da fossa média, originando-se no tubérculo da sela, frequentemente associado a perda visual (atrofia do nervo óptico e hemianopsia bitemporal). Pode ser confundido com Macroadenoma de Hipófise se, seu crescimento, assume uma topografia mais posterior.


Está correto o que se afirma em

Alternativas da questão 29457
Pular para o conteúdo principal