Questão 2944252

Medicina · 2026

Questão

ID 2944252

Disciplina: Medicina

Assunto: Polimiosite e Dermatomiosite

Ano: 2026 Banca: IGEDUC - Instituto de Apoio à Gestão e Educação Órgão: Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Paulo Afonso


As doenças autoimunes sistêmicas apresentam uma ampla gama de manifestações clínicas e marcadores sorológicos específicos. Analise as afirmativas a seguir.

I. A síndrome de Sjögren é caracterizada por ceratoconjuntivite sicca e xerostomia, decorrentes da infiltração linfocitária das glândulas exócrinas, podendo estar associada à presença de anticorpos anti-Ro e anti-La.

II. A dermatomiosite manifesta-se por fraqueza muscular proximal e simétrica, associada a alterações cutâneas típicas como o heliotropo e as pápulas de Gottron.

III. O tratamento das miopatias inflamatórias idiopáticas baseia-se exclusivamente no uso de anticoagulantes orais de ação direta para prevenir a formação de trombos musculares intra-arteriais.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas da questão 2944252
Pular para o conteúdo principal