Questão
ID 2944159Disciplina: Medicina
Assuntos: Oclusão Arterial, Sopro e Estenose Carotídea
Ano: 2026 Banca: IGEDUC - Instituto de Apoio à Gestão e Educação Órgão: Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Paulo Afonso
A claudicação intermitente é a manifestação clínica mais comum da doença arterial obstrutiva periférica. Analise as afirmativas a seguir:
I. A distância de claudicação tende a ser relativamente constante em um mesmo paciente para determinado nível de esforço, sendo a dor rapidamente aliviada com a interrupção da marcha e o repouso, independentemente da posição do membro.
II. O exercício físico supervisionado é a terapia de primeira linha para pacientes claudicantes, visando melhorar a distância de caminhada por meio da melhora do metabolismo muscular e angiogênese colateral.
III. Em casos mais avançados de doença arterial obstrutiva periférica, pode ocorrer dor em repouso, geralmente localizada em extremidades distais e agravada pela elevação do membro, sendo aliviada pela posição pendente.
Está correto o que se afirma em: