Questão
ID 2944083Disciplina: Medicina
Assunto: Glaucoma
Ano: 2026 Banca: IGEDUC - Instituto de Apoio à Gestão e Educação Órgão: Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Paulo Afonso
O glaucoma é uma neuropatia óptica progressiva caracterizada por alterações típicas na camada de fibras nervosas e no campo visual. Em relação ao glaucoma, analise as afirmativas a seguir.
I. O glaucoma primário de ângulo aberto é frequentemente assintomático em suas fases iniciais, manifestando-se por perda progressiva do campo visual periférico associada a aumento da escavação do disco óptico.
II. A pressão intraocular superior a vinte e um milímetros de mercúrio é o único critério necessário para o diagnóstico definitivo de glaucoma, dispensando a realização de perimetria computadorizada.
III. O glaucoma agudo de ângulo fechado caracteriza-se por dor ocular intensa, visão de halos coloridos e pupila em midríase média arreativa, sendo uma emergência médica que exige hipotensores imediatos.
Está CORRETA o que se afirma em: