Questão 2939466

Medicina · 2025

Questão

ID 2939466

Disciplina: Medicina

Assunto: TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)

Ano: 2025 Banca: IGEDUC - Instituto de Apoio à Gestão e Educação Órgão: Prefeitura Municipal de Craíbas


O diagnóstico de TDAH exige a presença de sintomas de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfiram no funcionamento ou no desenvolvimento. Analise as afirmativas a seguir com base nos critérios do DSM-5:

I. Para o diagnóstico, é necessário que vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estejam presentes antes dos 12 anos de idade.

II. Os sintomas devem manifestar-se em dois ou mais ambientes (por exemplo, em casa e na escola) e haver evidências claras de que interferem na qualidade do funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.

III. O diagnóstico de TDAH é excluído se a criança tiver Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois as comorbidades são proibidas pelo DSM-5.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas da questão 2939466
Pular para o conteúdo principal