Questão 2936789

Medicina · 2025

Questão

ID 2936789

Disciplina: Medicina

Assunto: Remodelação Óssea e Vitamina D

Ano: 2025 Banca: IDCAP - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Órgão: Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia


A homeostase do tecido ósseo é mantida por um processo contínuo de remodelagem, que envolve a reabsorção óssea por osteoclastos e a subsequente formação de novo osso por osteoblastos. Este processo é finamente regulado por uma complexa interação de fatores sistêmicos e locais. Considerando a via de sinalização do sistema RANK/RANKL/OPG, que é central neste processo, analise as afirmativas a seguir.

I.O ligante do receptor ativador do fator nuclear kappa-B (RANKL) é uma citocina expressa na superfície dos osteoblastos e células do estroma medular que, ao se ligar ao seu receptor (RANK) na superfície dos pré-osteoclastos, induz sua diferenciação e ativação, promovendo a reabsorção óssea.

II.A osteoprotegerina (OPG) é uma proteína solúvel, também produzida pelos osteoblastos, que atua como um receptor-isca para o RANKL, impedindo sua ligação ao RANK e, consequentemente, inibindo a osteoclastogênese e a reabsorção óssea.

III.Hormônios como o paratormônio (PTH) exercem seu efeito pró-reabsortivo indiretamente, estimulando os osteoblastos a diminuir a produção de OPG e aumentar a expressão de RANKL, alterando a razão RANKL/OPG em favor da ativação dos osteoclastos.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas da questão 2936789
Pular para o conteúdo principal