Questão 2936611

Enfermagem · 2025

Questão

ID 2936611

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Hemorragia / Choque Hemorrágico

Ano: 2025 Banca: IDCAP - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Órgão: Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia


No atendimento ao paciente politraumatizado com choque hemorrágico, a estratégia de "reanimação com controle de danos" (damage control resuscitation) alterou os paradigmas da reposição volêmica. O objetivo é evitar a "tríade letal" (coagulopatia, acidose e hipotermia) através de uma abordagem hemostática. Assim, analise as afirmativas a seguir:

I.A estratégia de "hipotensão permissiva", na qual se tolera níveis pressóricos mais baixos (ex: PAS 80-90 mmHg) até o controle cirúrgico do sangramento, é um componente desta abordagem, visando evitar o desalojamento de coágulos formados.

II.A reposição volêmica deve ser feita prioritariamente com soluções cristaloides na proporção de 3 ml para cada 1 ml de sangue perdido, para restaurar rapidamente a normovolemia.

III.A transfusão maciça deve seguir um protocolo que preconiza a administração balanceada de concentrado de hemácias, plasma fresco congelado e plaquetas, em uma proporção próxima de 1:1:1.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas da questão 2936611
Pular para o conteúdo principal