Questão
ID 2931028Disciplina: Administração Geral
Assunto: Teoria X e Y de McGregor
Ano: 2023 Banca: INEP ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
TEXTO 1
A administração é profundamente influenciada pelas pressuposições implícitas ou explícitas a respeito da natureza das pessoas, sendo a disciplina e a motivação decorrentes dessas ideias. McGregor identificou dois conjuntos de pressuposições, os quais denominou Teoria X e Teoria Y. A Teoria X, denominada abordagem tradicional, abrange convicções negativas a respeito das pessoas e influencia o estilo de administração dos gerentes, moldando-os em características autocráticas e impositivas. Em oposição, a Teoria Y, conhecida como a abordagem moderna, possui convicções positivas que levam os gerentes a assumirem uma postura democrática e consultiva.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. São Paulo: Manole, 2014 (adaptado).
TEXTO 2
Eficácia: o conceito está relacionado ao atingimento dos objetivos desejados.
Eficiência: mais importante que o alcance dos objetivos estabelecidos é deixar explícito como esses foram atingidos.
Efetividade: a preocupação central é averiguar a real necessidade e oportunidade de determinadas ações estatais, deixando claro quais setores são beneficiados em detrimento de outros atores sociais. Este conceito não se relaciona estritamente com a ideia de eficiência, que tem conotação econômica muito forte, haja vista que nada mais impróprio para a administração pública do que fazer com eficiência o que simplesmente não precisa ser feito.
TORRES, M. D. F. Estado, democracia e administração pública no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004 (adaptado).
Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. A gerência de enfermagem do setor B de um hospital, adepta da Teoria X, considera que os técnicos de enfermagem são pessoas com pouca motivação e, portanto, precisam ser dirigidos, coagidos e ameaçados para realizarem os registros em prontuários, sendo essa situação um exemplo de gestão focada na eficácia, pois os prontuários não apresentam erros ou omissões.
II. A gerência da farmácia central de um hospital, adepta da Teoria X, realiza o monitoramento e o controle rigorosos das ações dos técnicos do setor, pois acredita que eles não podem ser deixados sem supervisão, uma vez que remédios são caros e precisam de controle total, sendo essa situação um exemplo de eficiência, já que não há registros de extravios de medicamentos.
III. A direção clínica de um hospital, adepta da Teoria Y, determina que o trabalho dos médicos residentes deve ser esquematizado e fragmentado, para proporcionar a simplificação das tarefas, o que demonstra linhas claras de autoridade e comando hierárquico, sendo essa situação um exemplo de efetividade.
IV. A supervisão da lavanderia de um hospital, adepta da Teoria Y, incentiva seus subordinados a serem criativos e assumirem responsabilidades, o que faz com que predomine visão mais aberta e humana das pessoas e da atividade laboral, sendo essa situação um exemplo de eficiência.
É correto o que se afirma em