Questão 2930906

Agropecuária · 2023

Questão

ID 2930906

Disciplina: Agropecuária

Assunto: Defensivos Agrícolas e Agrotóxicos

Ano: 2023 Banca: INEP ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes


A intoxicação da população com agrotóxicos é considerada um problema de saúde pública. Em 2018, o Ministério da Saúde publicou o Relatório Nacional de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos, no qual foram discutidas as principais causas de contaminação do meio ambiente e da saúde humana. Em 2019, o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano expôs um relatório da contaminação da água potável por agrotóxicos em diversas cidades, o que causou grande alerta na população e nos órgãos responsáveis.

Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relatorio_nacional_vigilancia_ populacoes_expostas_agrotoxicos.pdf. Acesso em: 21 set. 2023 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A tríplice lavagem de embalagens é obrigatória para agrotóxicos e para fertilizantes foliares.

II. A pulverização aérea de inseticidas é a mais segura no que concerne à contaminação ambiental.

III. O desrespeito ao período de segurança (tempo de carência) do agrotóxico na colheita expõe humanos e animais à intoxicação por meio da alimentação.

IV. O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) é obrigatório para o manuseio de agrotóxicos da classe I (extremamente tóxicos) e é opcional no caso de agrotóxicos da classe IV (pouco ou muito pouco tóxicos).

É correto o que se afirma em

Alternativas da questão 2930906
Pular para o conteúdo principal