Questão 2930831

Enfermagem · 2023

Questão

ID 2930831

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Infecção do Trato Urinário

Ano: 2023 Banca: INEP ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes


Um homem de 50 anos de idade, com politraumatismo, foi internado no setor de unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital. Foi submetido a cateterismo vesical de demora desde a internação. No vigésimo dia de internação, apresentou: disúria; abdome plano, flácido, sem visceromegalias, doloroso à palpação profunda em flanco direito, sem sinais de irritação peritoneal, peristalse presente; membros inferiores sem edema; e panturrilhas livres. Seus sinais vitais eram: pressão arterial (PA) = 121 × 61 mmHg; frequência cardíaca (FC) = 102 bpm; frequência respiratória (FR) = 16 irpm; e temperatura axilar (Tax) = 38,9 °C. O paciente foi submetido a alguns exames laboratoriais, cujos resultados, apresentados a seguir, levaram-no a ser diagnosticado com infecção do trato urinário (ITU).

Hemograma

parâmetro

resultado

valor de referência

hemoglobina

13,8 g/dL

13,5 a 17,5 g/dL

hematócrito

52%

48 a 69%

leucócitos

17 000 cel/L

4 500 a 11 000 cel/L

neutrófilos

82%

40 a 70%

plaquetas

160 µ/L

150 a 450 µ/L

Exame de urina I

parâmetro

resultado

valor de referência

pH

4,8

4,5 a 8,5

cor

alaranjada

amarelo claro a âmbar

densidade

1 060

1 005 a 1 040

nitrito

positivo

negativo

leucócitos

15

< 5 por campo

hemácias

10

< 2 por campo

bactérias

presentes

Exame de urocultura: positivo para bactéria Gram-negativa.

A partir do caso clínico apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A associação de leucocitose e neutrofilia indica um processo infeccioso que o paciente desenvolveu.

II. A hipertermia acelera os gastos metabólicos dos tecidos, provocando acréscimo da frequência cardíaca como mecanismo compensatório.

III. O controle da infecção acontece quando a medula óssea responde à invasão por meio do aumento da produção e da liberação do maior número de neutrófilos para a corrente sanguínea.

IV. Os fatores envolvidos na relação bactéria-hospedeiro, as medidas de controle ao manuseio do cateter vesical e a duração da própria cateterização contribuem para a possibilidade da ocorrência de infecção hospitalar.

V. A presença de sistema de drenagem de urina aberto resulta em bacteriúria em 5% a 10% dos casos, após dez dias; ao passo que, no sistema de drenagem de urina fechado, há bacteriúria em 100% dos casos, por dia de manutenção do cateter.

É correto apenas o que se afirma em

Alternativas da questão 2930831
Pular para o conteúdo principal