Questão
ID 2930098Disciplina: Geografia
Assunto: Regiões Metropolitanas
Ano: 2021 Banca: INEP ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
TEXTO I

BARTHOLOMEU, M. C. As delimitações da unidade regional entre Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP): da megalópole à megarregião. In: RIBEIRO, L. C. Q. et al. (org.). Anais do Congresso Observatório das Metrópoles 20 Anos. As Metrópoles e o Direito à Cidade: dilemas, desafios e esperanças. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Observatório das Metrópoles, 2019. p. 1062.
TEXTO II
Os efeitos dessa nova política de combate à criminalidade no Rio de Janeiro rapidamente se fariam sentir na Baixada Fluminense. O mais visível seria a descoberta da região como novo espaço para a expansão do tráfico de drogas sediado no Rio. À estrutura dos grupos de extermínio viria se juntar o promissor negócio do tráfico, disposto agora às margens do principal corredor de transporte da cocaína para o Rio de Janeiro, a rodovia Presidente Dutra, que corta toda a região.
ALVES, J. C. S. Dos barões ao extermínio: uma história da violência na Baixada Fluminense.
Rio de Janeiro: Editora Consequência, 2019. p. 216-217 (adaptado).
A partir das informações apresentadas sobre a megarregião Rio-São Paulo, avalie as afirmações a seguir.
I. O espraiamento da violência é resultado da descentralização de riquezas das capitais em declínio econômico em face do crescimento do interior.
II. A atual configuração metropolitana extrapola os limites das próprias regiões metropolitanas, integrando, legal e ilegalmente, até mesmo áreas do interior dos estados.
III. As redes ilegais de comércio utilizam os veios logísticos tradicionais da economia formal para o translado de seus produtos.
É correto o que se afirma em