Questão 2930050

Geografia · 2021

Questão

ID 2930050

Disciplina: Geografia

Assunto: Cerrado

Ano: 2021 Banca: INEP ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes


O sensoriamento remoto constitui-se uma alternativa viável para estudar o funcionamento do Cerrado, por se tratar de um bioma de grande extensão. Para discriminar classes de cobertura vegetal e o monitoramento da expansão da fronteira agrícola no bioma Cerrado, têm sido utilizadas imagens ópticas de satélite.

SANO, E. E.; ROSA, R.; BRITO, J. L. S.; FERREIRA, L. G.; BEZERRA, H. D. S. Mapeamento da cobertura vegetal natural e antrópica do bioma Cerrado por meio de imagens Landsat ETM+. In: XIV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 2009. Natal. Anais... Natal, 2009. p.1.199-1.206 (adaptado).

As figuras a seguir apresentam a distribuição das pastagens cultivadas e culturas agrícolas do Cerrado, obtidas por meio da interpretação de imagens de satélite.

PRADO, L. A.; MALHEIROS, R. A. Perda da biodiversidade do cerrado goiano mediante o tráfico ilegal de fauna silvestre. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL, 2012. Goiânia. Anais...Goiânia,2012.

Considerando o texto e as figuras apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. Nos mapas de uso do solo, as culturas agrícolas representadas são menos expressivas que as áreas de pastagem, portanto menos ameaçadoras para as espécies nativas.

II. As imagens de satélite permitem a representação da distribuição espacial e das alterações na dinâmica dos ecossistemas do Cerrado, sendo relevantes para mapeamentos em diversas escalas.

III. A expansão da agropecuária implica mudanças nos espaços naturais e na organização humana, produzindo espaços antropogênicos sobre as heranças da natureza.

É correto o que se afirma em

Alternativas da questão 2930050
Pular para o conteúdo principal