Questão 2929325

Língua Portuguesa · 2025

Questão

ID 2929325

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Relação de Causa e Consequência

Ano: 2025 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania


ATENÇÃO: O TEXTO 1 refere-se às questões de 01 a 05

TEXTO 1 – TABULEIRO DE XADREZ

“Aracaju foi uma das primeiras capitais brasileiras a ser planejada. O projeto desafiou a capacidade da engenharia da época, face à sua localização numa área dominada por pântanos e charcos. O desenho urbano da cidade foi elaborado por uma comissão de engenheiros, tendo como responsável o engenheiro Sebastião Basílio Pirro. Alguns estudos a respeito de Aracaju propagaram a ideia de que o plano da cidade havia sido concebido a partir da implantação dos modelos de vanguarda na época – Washington, Camberra, Chicago, Buenos Aires etc.

O centro do poder político-administrativo, (atual praça Fausto Cardoso) foi o ponto de partida para o crescimento da cidade. Todas as ruas foram arrumadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para desembocarem no Rio Sergipe.

Até então, as cidades existentes antes do século XVII, adaptavam-se às respectivas condições topográficas naturais, estabelecendo uma irregularidade no panorama urbano. O engenheiro Pirro contrapôs essa irregularidade e Aracaju foi no Brasil, um dos primeiros exemplos de tal tendência geométrica.”



“Aracaju foi uma das primeiras capitais brasileiras a ser planejada.”

Essa é a primeira frase do TEXTO 1.

Em face dessa frase inicial, o restante do texto

Alternativas da questão 2929325
Pular para o conteúdo principal