Questão
ID 2923845Disciplina: Medicina
Assunto: Transtorno Delirante
Ano: 2025 Banca: CEPS UFPA - Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará Órgão: Universidade Federal do Oeste do Pará
Um homem idoso é levado ao pronto-socorro por familiares em um quadro de confusão mental iniciado há três dias. O paciente apresenta flutuações de nível de consciência, desorientação temporal e hipoprosexia. Segundo a família, o quadro começou após um período de febre alta associada a uma infecção urinária diagnosticada recentemente. Exames laboratoriais revelaram como alterações leucocitose e hipernatremia.
Considerando o quadro descrito, o diagnóstico mais provável é de __________, sendo prioritário no manejo identificar e tratar os fatores precipitantes subjacentes.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.