Questão 2920460

Língua Portuguesa · 2024

Questão

ID 2920460

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Acento Diferencial

Ano: 2024 Banca: IGEDUC - Instituto de Apoio à Gestão e Educação Órgão: Câmara Municipal de São José do Belmonte


O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 1 a 8.

Senhor do Tempo

Uma suave noite em que ele sentia sua mente pesada como um paiol repleto de fagulhas e arrependimentos. Teria caminhado além, mas o zumbido lhe impunha passos oblíquos e metas incertas. E incerto, parou, estático diante da visão turva e túrbida.

Neste instante se perguntou: então era só isso? Tarde demais para nobres arrependimentos. Teria sido o primeiro a atirar uma pedra, mas agora usava uma coroa de vergonha sentado em seu trono de mentiras.

Como solução, cobriu-se com o manto de uma falsa autossuficiência. E com uma autoridade cínica que só existia em seu mundo imaginário, autoproclamou-se Senhor do Tempo.

Desde então, nunca mais olhou para o passado, mesmo sabendo que ele estava logo ali, bem atrás, ruidoso e salivante, sempre pronto a lhe dar uma chicotada.

Juliano Martinz

https://corrosiva.com.br/cronicas/senhor-do-tempo/



De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, o uso do acento diferencial foi mantido apenas em algumas palavras para evitar ambiguidades. No excerto "nunca mais olhou para o passado", a palavra "para" é escrita sem acento. Qual alternativa a seguir apresenta uma palavra que, conforme as novas normas, deve manter o acento diferencial?

Alternativas da questão 2920460
Pular para o conteúdo principal