Questão 2899852

Medicina · 2024

Questão

ID 2899852

Disciplina: Medicina

Assunto: Código de Ética Médica - Resolução Nº 2.217/2018

Ano: 2024 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal Superior Eleitoral - Concurso Público Nacional Unificado da Justiça Eleitoral


Uma paciente com 70 anos de idade foi levada por familiares para atendimento em um ambulatório de clínica médica. A família da paciente informou que ela apresentava, havia dois dias, quadro de desorientação temporoespacial e dificuldade em deambular. Após a avaliação dos dados de história clínica, do exame físico e dos resultados dos exames complementares realizados pela paciente, o médico assistente que a atendeu chegou ao diagnóstico de hipotireoidismo e prescreveu uma reposição hormonal. A família manifestou estranheza em relação ao diagnóstico estabelecido e informou ao médico assistente que iria buscar uma segunda opinião.

Com base nessa situação hipotética e levando em consideração o Código de Ética Médica publicado pelo CFM em 2019, julgue os itens a seguir.



Diante da situação clínica da paciente, o médico assistente tem o dever ético de se opor à obtenção da segunda opinião solicitada pela família da paciente.

Alternativas da questão 2899852
Pular para o conteúdo principal