Questão
ID 2899787Disciplina: Odontologia
Assunto: Odontologia Materno-Infantil: Gestantes e Bebês
Ano: 2024 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal Superior Eleitoral - Concurso Público Nacional Unificado da Justiça Eleitoral
Uma paciente, 27 anos de idade, no 5.º mês de gestação, saudável, com acompanhamento gestacional satisfatório, foi encaminhada ao serviço odontológico manifestando desconforto, ao mastigar, na região superior direita da face. Ao exame físico e radiográfico, verificou-se restauração extensa no dente 14 associada à fratura coronoradicular vertical, o que requer sua remoção.
Com base no caso clínico hipotético descrito, julgue os itens que se seguem.
Embora o período mais seguro para procedimentos odontológicos em função da formação do bebê seja o terceiro trimestre, o procedimento deve ser realizado no segundo trimestre, por se tratar de um quadro de urgência.