Questão
ID 2899186Disciplina: Enfermagem
Assuntos: Lei nº 14.758, de 19 de dezembro de 2023 - Institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer
Ano: 2024 Banca: FAU UNICENTRO - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Unicentro Órgão: Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Iguaçu
De acordo com o Artigo 12º da Portaria Nº 14.758, de 19 de dezembro de 2023, os Cuidados Paliativos dos pacientes com câncer devem estar disponíveis em todos os níveis de atenção à saúde no âmbito da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. Diante desse contexto, analise os itens e posteriormente assinale a alternativa correta:
I - Oferecimento de alívio para dor e outros sintomas que prejudiquem a qualidade de vida.
II - Reafirmação da vida e da morte como processos naturais.
III - Integração do cuidado clínico com os aspectos psicológicos, sociais e espirituais.
IV - Oferecimento de apoio e de suporte para auxílio à família e ao paciente, com o objetivo de mantê-lo em seu ambiente e vivendo o mais ativamente possível.
V - Abordagem interdisciplinar clínica e psicossocial aos pacientes e de suas famílias, incluídos aconselhamento e suporte ao luto.
VI - Garantia de acesso à terapia antiálgica.