Questão 2896309

Medicina · 2024

Questão

ID 2896309

Disciplina: Medicina

Assunto: Fraturas: Aspectos Gerais

Ano: 2024 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza


As fraturas expostas permanecem como um desafio aos ortopedistas quanto à estabilização, alinhamento e à cobertura cutânea, assim como quanto à profilaxia da infecção. Representam lesões graves, com alto impacto socioeconômico. Em relação às fraturas expostas, analise as afirmativas abaixo.

I. Gustilo e Anderson classificaram em três tipos de fraturas: as secundárias à exposição através do fragmento que perfura a pele, ou seja, de baixa energia (tipo I); as secundárias à trauma externo de baixa energia que expõe o osso no local da violência e produz ferimento limitado (tipo II); e as mais graves, em que há extensa exposição, contaminação e/ou desvitalização (tipo III), com suas variações conforme o grau de cobertura da lesão.

II. O grupo AO propõe uma classificação mais detalhada, diferenciando entre a lesão óssea e a das partes moles. Para a lesão óssea, propõe uma classificação alfanumérica bastante minuciosa, que é a mesma adotada para fraturas fechadas. Para as lesões das partes moles, subdividem em três itens: lesão da pele, lesão neurovascular e lesão dos músculos e tendões.

III. Considerando-se a obrigatória contaminação, a desvitalização e o estado das defesas imunológicas muitas vezes diminuído pela gravidade do trauma, é importante o uso de antibiótico profilático.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas da questão 2896309
Pular para o conteúdo principal