Questão 2893532

Geografia · 2024

Questão

ID 2893532

Disciplina: Geografia

Assunto: Ciclo Hidrológico

Ano: 2024 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Cruz Alta


Os cursos d’água são correntes naturais de água que percorrem a superfície do planeta. Eles podem ser chamados de rios, ribeirões, riachos, córregos, entre outros. Refletindo sobre hidrografia, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os seguintes conceitos às suas respectivas descrições.

Coluna 1

1. Foz.

2. Afluente.

3. Leito.

4. Jusante.

5. Montante.

Coluna 2

( ) A direção para a qual a água flui em um rio, ou a parte do rio que está mais próxima da foz, em comparação a um ponto de referência.

( ) Um curso de água que deságua em outro curso de água maior, contribuindo para o aumento do volume de água deste último.

( ) A direção de onde a água de um rio ou curso de água vem, ou a parte do rio que está mais próxima da nascente em relação a um ponto de referência.

( ) O canal ou a depressão natural no terreno por onde as águas de um rio escoam.

( ) O local onde as águas de um rio se encontram com uma grande massa de água, concluindo o trajeto do rio, ou seja, é o local onde o rio deságua.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas da questão 2893532
Pular para o conteúdo principal